Lectio Divina – Domingo da Ascensão do Senhor – Ano A – 28 de Maio

TEXTO BÍBLICO: Evangelho de São Mateus 28,16-20

Os onze discípulos foram para a Galileia e chegaram ao monte que Jesus tinha indicado. E, quando viram Jesus, o adoraram; mas alguns tiveram suas dúvidas. Então Jesus chegou perto deles e disse: – Deus me deu todo o poder no céu e na terra. Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.

l – L E I T U R A: O que diz o texto?

Cristo Ressuscitado, vencendo a morte e as trevas do pecado nos fez participar da grandiosa esperança na vida eterna.

Jesus retorna ao Pai e agora os encarregados de realizar o que deveria ser feito por Ele são seus discípulos. O Senhor dará a seus discípulos uma lista de atividades não fáceis: “Vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. Lembrem-se: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.” Parecia que Jesus lhes estivesse dizendo: “Eu já fiz a minha parte, agora façam a de vocês, porém não se preocupem porque eu lhes estarei observando, abençoando e iluminando”

Começa um novo processo no qual Jesus continua sendo o protagonista, mas os responsáveis por levá-lo adiante são os seus discípulos que agora vão de dois em dois por todo o mundo anunciando a Boa Nova da Salvação.

O que os discípulos farão? Farão o que Jesus estaria fazendo se estivesse entre nós: pregando a alegria e a salvação, perdoando os pecados, pregando com alegria e convertendo muitos corações com a força da Palavra e do testemunho de vida.

Esta é a nova missão que compete não somente aos personagens bíblicos, mas a todos os que professam nossa fé na Igreja e na pessoa do Senhor Jesus Cristo.

Santo Agostinho tem uma frase que resume tudo o que acabamos de abordar. Memorize e a ensine a seus familiares e amigos: “O que existe de cristão num cristão é Cristo.” Esta frase nos ajuda a sermos conscientes de que tudo o que fazemos em nome de Cristo, não se realiza por nossos próprios méritos, mas graças à ação do Ressuscitado que por meio do Espírito Santo realiza maravilhas em nós.

Outros textos bíblicos para confrontar: Mateus 18, 20; João 14, 18-2; Marcos 16.14-18; Lucas 24.36-49; João 20.19-23; Atos 1.6-8

Perguntas para a leitura:

• O que fizeram os discípulos quando viram Jesus?
  • Jesus fala de um lugar onde lhe foi dado poder. Que lugar é este?
  • Quais tarefas concretas Jesus, antes de partir, recomenda a seus discípulos?
  • Jesus nos fala sobre um tempo no qual estará conosco. Qual é este tempo?

2 – M E D I T A Ç Ã O: O que me diz o texto? O que nos diz o texto?

• Sinto-me satisfeito da maneira como falo sobre as maravilhas do Senhor?
  • Sinto que o convite de Jesus a seus discípulos é também um convite para mim?
  • Sei das responsabilidades em minha casa. Sei também que tenho responsabilidades em minha vida de fé… Cumpro com estas responsabilidades?

3 – O R A Ç Ã O: O que digo a Deus? O que dizemos a Deus?

Senhor Jesus, sabemos que ao subir ao céu, não nos deixaste sozinhos com a responsabilidade em nossas mãos. Sabemos que segues conosco, acompanhando-nos, amando-nos, compreendendo-nos. Hoje Senhor Jesus, te pedimos que nos faça pregadores da tua Palavra, que nossa vida sirva para testemunhar o imenso amor que tu tens por nós! Dá-nos sabedoria para não duvidar nem por um momento da maravilha do teu amor. Dá-nos fortaleza para que não desfaleçamos em nosso caminho de fé. Dá-nos entendimento para compreendermos melhor, a cada dia, o que esperas de nós. Amém.

4 – C O N T E M P L A Ç Ã O: Como interiorizo a mensagem? Como interiorizamos a mensagem?

• Imagine o que experimentaram os discípulos ao se sentirem responsáveis pela missão tão importante como a que nos narra a Lectio Divina do dia de hoje.
  • De que maneira você tem respondido ao convite que Jesus lhe fez, de ser testemunha do seu amor?
  • Que sentimento você experimentou ao escutar a frase de Jesus “eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.”?

5 – A Ç Ã O: Com o que me comprometo? Com o que nos comprometemos?

Propostas pessoais:

• Convide uma pessoa que não seja atuante nas coisas da Igreja para dialogar com ela por algum momento sobre a pessoa adorável do Senhor Jesus;
  • Neste mesmo diálogo, sinta como o convite de Jesus, a anunciar as maravilhas de seu amor, é feito especialmente para você;
  • Analise este diálogo, pense nas coisas que você falou e reflita sobre elas;
  • Realize este mesmo exercício com algum familiar que esteja distante das práticas religiosas… “Não tenha medo”.

Propostas comunitárias:

• Leia com outras pessoas este texto e comente-o em grupo;
  • Escrevam uma oração pelos missionários e missionárias e orem pelas missões;
  • Perguntem-se se o Senhor os está chamando a serem os novos missionários do ano 2011;
  • Não se esqueçam que a missão começa em casa.
Esta entrada foi publicada em Artigos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.